domingo, 18 de outubro de 2009

24 de setembro de 2009

Resolvi iniciar este encontro pela discussão dos projetos em curso por achar que no final, ficaria muito corrido. Daí, iniciamos o nosso encontro com a exposição dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelas cursistas com os seus alunos do portifólio para o curso do GESTAR II. Esse momento foi importante, pois há ainda algumas que ainda não iniciaram e puderam trocar idéias e tirar duvidas quanto ao processo de produção.
Na sequência, escutamos alguns relatos de experiência acerca da aplicação em sala de aula da última atividade proposta do TP4: O avançando na prática da página 97. As cursistas relataram sua prática pedagógica e expuseram o quanto acharam a atividade importante para o estudo do assunto do TP4. Trouxeram também, as fotos que tiraram dos alunos durante a aplicabilidade do avançando.
Fizemos, então, o nosso primeiro momento: a dinâmica “O que e aquilo?”. Lemos o texto no Powerpoint e depois disso as participantes denominaram em uma só palavra o “aquilo” do texto. Na sequencia, troquei os envelopes e elas tiveram que transpor as palavras escritas através de gestos para que as outras advinhassem a palavra.
No segundo momento, embaralhei os envelopes e distribui-os novamente às cursistas. Agora o comando era escrever três frases com a palavra e depois em dupla juntá-las às outras três da outra parceira, criando para isso um pequeno parágrafo coerente e coeso. A esse momento denominei “A palavra no contexto”. Depois as cursistas socializaram as suas produções e fizemos uma discussão sobre a importância do processo da reescrita do texto para o trabalho da coerência e coesão textual.
Passei o vídeo “Assaltaram a gramática” que traz diversos textos com problemas ortográficos e de concordância para iniciarmos uma discussão sobre o ensino de gramática.
Pedi para que as participantes se dividissem em três grandes grupos e entreguei para cada grupo uma pergunta: 1ª O que é gramática?; 2ª Qual a importância da gramática para o ensino de língua materna?; 3º Como você trabalha gramática na sua sala de aula?; isso para iniciarmos a discussão sobre as concepções de gramática que as mesmas possuem e utilizam o seu dia a dia com os seus alunos. Esse momento foi curioso pois as mesmas ainda apresentam duvidas quanto ao ensino da gramática, nessa nova perspectiva proposta pelos PCNs, BCC e OTM de Pernambuco.
Paramos o nosso encontro aqui pelo cumprimento do horário estabelecido e ficamos de no próximo encontro continuar o nosso estudo sobre a análise lingüística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário