sexta-feira, 20 de novembro de 2009

29 de outubro de 2009

O nosso encontro iniciou pela atividade que ficou pendente no dia 24 de setembro: estudo sobre a análise lingüística.
Primeiro, fiz um resgate da discussão usando as três perguntas que finalizaram o encontro passado sobre o ensino da gramática.
Depois disso, então, expus os slides sobre o assunto e fomos lendo e discutindo acerca das concepções da gramática internalizada, normativa e descritiva. Fizemos um estudo comparativo entre o uso da Gramática normativa e da Análise Linguística no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi demorado, mas muito gratificante. Houve trocas de experiências entre as cursistas.

Expus uma mostra de atividades voltadas para um estudo relevante, funcional e contextualizado da gramática para contextualizar a teoria estudada.

Na sequência, passei o Vídeo “O assalto” para suscitar o processo do Preconceito Linguístico no ensino da Língua Portuguesa. Depois, distribui partes do texto “As dez cisões para um ensino de Lingua não (ou menos) preconceituoso” de Marcos Bagno para as cursistas e, à medida que, ia expondo os slides com as partes, elas iam tecendo os comentários e as considerações necessárias sobre o assunto.

O próximo momento se deu a partir de uma dinâmica com o texto “Homem não chora” de Flávio de Souza. A dinâmica visava o trabalho com os sinais de pontuação. Algumas cursistas receberam o texto faltando a parte final de cada parágrafo para completar, enquanto outras receberam o texto completo. Quem recebeu o texto completo fez a leitura para aquelas que estavam com o texto a ser completado.
Só que a leitura foi feita pelas cursistas “de costas” para que as outras não conseguissem fazer a leitura labial. Foi um momento de muita concentração. Entretanto, algumas se atrapalharam na colocação dos sinais de pontuação devido à entonação dada pelas cursistas responsáveis pela leitura. Elas adoraram a atividade proposta e algumas se propuseram a trabalhar essa dinâmica com seus alunos para posteriormente trazer o resultado e socializar.

A proposta seguinte foi produzir uma sequência didática para a ampliar a atividade do texto “Homem não chora”, utilizando as competências da BCC (Base Curricular Comum) e as OTM (Orientações Teórico-Metodológicas). Essa atividade só chegou a ser discutida pelo grupos, mas a sua finalização ficou para o próximo encontro, por causa do cumprimento do horário.

Finalizamos com a leitura deleite do texto de Carlos Drummond de Andrade “Exorcismo” que faz uma critica aos termos criados pelos lingüísticas e gramáticos para explicar o funcionamento da Língua Portuguesa.

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