sexta-feira, 20 de novembro de 2009

05 de novembro de 2009

O nosso encontro se deu no auditório da Escola Governador Barbosa Lima das 8h às 12h. Iniciamos com a dinâmica “Você é disciplinado?” para trabalhar a atenção e a disciplina das cursistas. Essa atividade é interessante porque alguns comandos levam as pessoas a realizar aquilo que está sendo proposto, caso a leitura seja fragmentada. Isso não ocorreu com as cursistas, pois todas leram o texto completo e puderam avaliar, através da atividade, a importância de se fazer uma leitura atenta. Na sequência, apresentei os slides “Imagens cultas” para suscitar a discussão acerca do processo de letramento Literário. Houve muita interação nesse momento, pois algumas apontavam as imagens que as outras não conseguiam enxergar.
Organizei-as em grupos e distribui uma pergunta para cada grupo para dar inicio ao estudo teórico sobre Leitura Literária e o processo da fruição presente nos textos literários. Depois passei os slides do “Livro Zoom” de Istvan Banvai para fazer uma reflexão sobre a importância do conhecimento de mundo dos alunos no processo da leitura.
Fizemos, então, o estudo teórico sobre a leitura literária: conceituamos Literatura e suas principais características; vimos, então, a diferença entre poiesis e tekne; estudamos a interrelação entre leitor e texto durante o processo da fruição estética. O assunto sedimentou alguns conceitos acerca da Literatura e trouxe reflexões sobre aqueles ainda desconhecidos, como foi o caso do termo fruição que, a grande maioria, desconhecia.
Posteriormente, iniciamos a dinâmica “Conectar para entender”, fazendo uso do texto “Galileu leu” de Lia Zatz. O processo foi o seguinte: distribui com as cursistas, aleatoriamente, 19(dezenove) palavras: conjunções coordenativas e subordinativas, advérbios e marcadores de fala. Depois pedi para que as mesmas, juntas, fossem lendo e completando os espaços vazios com as palavras recebidas.
A colocação dos conectores as levou a um momento de muita interação, atenção e concentração na leitura para que o texto saísse coeso e coerente. No final da dinâmica, dei às cursistas o texto completo e as mesmas, então, fizeram uma leitura para conferir se os conectores que haviam colocado estavam corretos ou não.

Depois abri uma discussão sobre atividade realizada e as mesmas avaliaram-na muito positivamente, pois perceberam a importância do uso da gramática numa perspectiva analítica e reflexiva, e puderam se autoavaliar quanto ao processo de ensino que estavam usando para realizar o mesmo estudo.
No próximo momento, demos continuidade à atividade de ampliação o texto “Homem não chora” que havia ficado pendente no encontro passado. As cursistas terminaram e ficaram de apresentar no nosso próximo encontro uma vez que neste, o horário já estava esgotado.

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