domingo, 30 de agosto de 2009

13 de agosto de 2009

O encontro aconteceu no dia planejado e objetivou o trabalho com a Intertextualidade.
Começamos com a dinâmica “Leitura compositiva” que sugeriu a criação do personagem OZZY do Cartunista Angely. Esse foi um momento lúdico e contou com a participação ativa de todas as professoras. A preparação para o inicio da dinâmica se deu com a palavra MOTE e o canto repetitivo do mesmo. À medida que as cursistas cantavam elas iam desenhando o personagem, seguindo para isso os comandos que ia dando. Depois do último comando, elas expuseram seus desenhos e aí eu apresentei o OZZY para que as mesmas comparassem e vissem aquele(s) que mais se parecia(m) com o original. Eleitos os melhores textos, dividi-as em dois grandes grupos e pedi que as mesmas criassem um par para o personagem. Depois da produção, fizemos um breve comentário e eu as levei a pensar sobre uma história infantil que trazia um menino e uma menina como personagens principais, tarefa que as remeteu ao conto João e Maria que foi narrado brevemente por uma professora. Na sequência, pedi que elas produzissem o conto João e Maria às avessas, que foi socializado posteriormente. Durante as apresentações, fiz algumas interferências a cerca do processo de intertextualidade no objetivo de colher algumas idéias que as mesmas obtinham a cerca do assunto.

Iniciamos na sequencia o estudo teórico quanto à Intertextualidade. Começamos revendo o conceito de texto, discurso, textualidade para finalmente chegar à Intertextualidade. Abordamos o conceito e vimos algumas imagens para contextualizar a teoria. Vimos também a funcionalidade do intertexto no vídeo “Garoto Bombril”. Em seguida, fiz uma dinâmica com elas para que as ocorrências da Intertextualidade viessem à tona. A dinâmica foi a seguinte: encontrar na pétala da margarida de papel a ocorrência pela qual se dá a Intertextualidade e explicar para o grande grupo. Esse momento foi de grande valia, pois algumas haviam esquecido os processos e puderam relembrar. Terminada a dinâmica, segui com os slides, mostrando e exemplificando os processos intertextuais.

Finalizada a apresentação teórica, fiz o fechamento expondo para elas o vídeo “Festa da música Tupiniquim” de Gabriel o pensador e abri para comentários.

Solicitei então uma produção escrita de uma paródia dos contos de fadas numa temática atualizada que foi posteriormente socializada pelos grupos.

Neste encontro estavam previstos a continuação da exposição dos relatos do encontro anterior e as orientações para a construção do projeto a ser desenvolvido pelas cursistas. No entando, devido ao tempo gasto para a produção dos textos esses dois momentos ficaram a ser realizados no encontro posterior.


Dessa forma, finalizei o encontro com uma avaliação escrita intertextual das cursistas e exibi o vídeo Sherk que traz um contexto intertextual dos personagens das histórias dos contos de fadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário