domingo, 30 de agosto de 2009

21 de julho de 2009

O encontro estava previsto para o dia 16 de julho, mas como foi feriado em Recife, em decorrência da comemoração da festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, o mesmo foi remarcado para o dia 21 do mesmo mês.

Iniciei o nosso encontro com a leitura do texto “Terra dos meus sonhos” de Sílvio Brito, depois fizemos uma breve discussão. No segundo momento, formei duplas e sob forma de sorteio, disse às cursistas, os comandos a serem seguidos na dinâmica: ler o texto de Silvio Brito em tom de reportagem, de salmo, de ironia, de musica, de apelação e de sussurro, pois o grande objetivo era construir um poema orquestrado. A atividade obteve grande participação do grupo e foi bastante elogiada posterior posteriormente na avaliação do dia. Finalizada a apresentação do segundo momento, pedi às cursistas que abrissem as páginas 20, 36, 62, 68 e 71 do TP3 e pedi eu as mesmas, fizessem uma leitura dos textos expostos. Após uma breve leitura individual e silenciosa, pedi que elas se agrupassem em trios para dar início à próxima atividade que era a transposição de um gênero para outro. Daí os trios transpuseram livremente os textos que, por exemplo, eram do gênero fábula para gênero reportagem. Depois foi feita a socialização. Na sequência abrimos o TP na página 45 e lemos novamente o último parágrafo do ampliando as nossas referências – Gênero textuais: definição e funcionalidade para fechar a atividade.
Apliquei, sem elas saberem, a atividade proposta no AAA(atividades de apoio à aprendizagem)3 da página 34(versão do aluno) e 35(versão do professor). Tratava-se de uma atividade lúdica em que os trios escolheriam, na caixa de linguagem, um texto e, sem mostrá-lo ao grande grupo, dariam pistas: salientando linguagem, público alvo, intecionalidade e funcionalidade, no intuito das demais participantes conseguir advinhar o gênero que elas tinham em mãos. A atividade foi bastante movimentada. E houveram mais acertos que erros na classificação dos gêneros. Após a conclusão do jogo, informei às minhas cursistas onde elas poderiam encontrar a atividade que tínhamos acabado de fazer. Foi um momento interessante porque foi o primeiro contato delas com os cadernos de atividades. Eu lhes expliquei também como elas poderiam utilizar os AAAs em sala de aula com os seus alunos. Salientei que no AAA do professor contém a mesma proposta do AAA do aluno, mas que na versão do professor, há todo um encaminhamento para o trabalho proposto.
O próximo momento foi reservado para trabalhar a sequência tipológica. Isso foi mostrado na atividade 8, página 76, do AAA versão do aluno. A atividade traz um trecho do conto Presépio e sugere o destaque das várias sequências estudadas no TP. Durante a discussão, resgatamos o assunto da página 129 do TP para finalizar o estudo teórico sobre o assunto.




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