domingo, 30 de agosto de 2009

20 de agosto de 2009

Iniciei o encontro do dia 20 de agosto pelos momentos que ficaram pendentes no encontro anterior. Expus as orientações acerca do projeto que vem prescrito nas páginas 51 e 52 do Guia geral do GESTAR II, e mostrei às professoras a importância das mesmas começarem a preparar o projeto imediatamente. Também ficou estabelecido a partir de agora, que durante todos os encontros, nós reservaríamos um momento para discutir os projetos que estarão sendo construídos. Finalizamos esse primeiro momento com a exposição de mais dois relatos de experiência com os “Avançando na prática”. Ficou combinado que os demais seriam apresentados posteriormente, pois dessa forma gastaríamos muito tempo e com isso atrasaríamos a proposta do encontro desta data.


Apresentei o vídeo “O saber e o sabor” que recebeu aplausos no final pela maneira como abordou o processo da construção da aprendizagem. Abri para uma discussão que gerou muitas indagações acerca do processo de obtenção da leitura. A continuação da proposta foi a montagem do painel “descoberta da leitura” que as cursistas tinham que completar a frase: “eu li o mundo... e ele começou com...” cujo objetivo era fazê-las relembrar os momentos que as iniciaram no processo da leitura. Fechamos esse momento com a leitura dos depoimentos de Patativa do Assaré e de Paulo Freire contidos nas páginas 18 e 19 do TP4.

O momento seguinte se iniciou pelo vídeo “Letramento” objetivando um debate acerca do processo efetivo da leitura e da escrita que, no sentido amplo, é o resultado da interdependência entre leitor-texto-contexto.

Para trazer à tona o tema gerador do TP 4 que é “diversidade cultural: cultura, identidade e conflitos”, fizemos a dinâmica “ver pra crer”. A dinâmica é um jogo da memória que traz à tona elementos próprios da crendice, do mito e do imaginário do povo como, por exemplo, a ferradura, o trevo de quatro pontas, o pé de coelho, etc. Nessa atividade, acertava quem associasse corretamente a imagem às informações escritas sobre ela. Nem todas as imagens foram associadas corretamente porque faltou conhecimento prévio sobre alguns elementos como o sapo, por exemplo. Essa dinâmica objetivou a forma como o processo de leitura ativa acontece, e enfatizou a importância do conhecimento de mundo do leitor para que a mesma seja efetivada.

Iniciei a apresentação dos slides “Construção da leitura” e na medida que ia mostrando os elementos (contexto, texto, infratexto e intertexto) que contribuem para que a leitura se efetive, fui ilustrando com a apresentação de charges. Mostrei também às professoras a atividade 5 contida na página 24 do AAA4 (versão do professor), denominada “caminhada da leitura” e sugeri que as mesmas poderiam utilizá-la em sala de aula e com isso, começar a despertar o olhar dos(as) alunos(as) para o processo da leitura. Em seguida, fizemos o estudo dos fatores que incidem sobre a leitura.
Por causa do tempo, os slides sobre as Metodologias de sala de aula” ficaram para ser vistos no próximo encontro.

Assistir ao vídeo “Educar” foi a ultima tarefa proposta. Esse vídeo traz fragmentos de textos do escritor Rubem Alves sobre o ato de educar, retomando, dessa forma, as idéias do primeiro vídeo apresentado no dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário